Escolas diaconais: equipe de professores apoiará (arqui)dioceses do Leste 2

Diretores, coordenadores e formadores das escolas diaconais das arquidioceses e dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo reuniram-se por videoconferência no dia 27 de maio. O objetivo foi promover a troca de experiências e motivações entre os diretores e formadores do Regional Leste 2 da CNBB.

A reunião foi conduzida pelo diácono Márcio Henrique Gonçalves de Souza, referencial para as escolas diaconais, e contou com a participação do presidente da Comissão Regional dos Diáconos (CRD), Diác. Márcio Honório; do bispo referencial da Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada e bispo da Diocese de Luz (MG), Dom José Aristeu Vieira; do bispo da Diocese de Oliveira (MG), Dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro; e do responsável pelo site do diaconato, Diác. Marcelo Paulino Costa.

No encontro, as (arqui)dioceses foram representadas por diretores e formadores de Cachoeiro de Itapemirim (ES), Belo Horizonte (MG), Campanha (MG), Governador Valadares (MG), Itabira e Coronel Fabriciano (MG), Janaúba (MG), Januária (MG), Juiz de Fora (MG), Montes Claros (MG), Oliveira (MG), Pouso Alegre (MG), Teófilo Otoni (MG), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG).

Foi aprovada a criação de uma equipe multidisciplinar com professores que já têm experiência em formação de alunos de escolas diaconais e cursos de graduação em Teologia. A ideia é que a equipe fique à disposição do Regional Leste 2 para auxiliar na implantação, manutenção e formação dos candidatos ao diaconato de todas as (arqui)dioceses que necessitarem de apoio.

Plataforma virtual

O Diác. Marcelo Paulino Costa colocou à disposição de todas as (arqui)dioceses, de forma gratuita, uma plataforma virtual. A ferramenta permite a inserção de palestras formativas para as escolas diaconais. Também é possível a criação de ambientes privados, organizados conforme as etapas de formação, a serem usados por alunos e vocacionados. A próxima reunião por videoconferência deve ocorrer em julho.

Com informações do Regional Leste 2 da CNBB.

Deixe um comentário