COMISSÃO REGIONAL LESTE 2 É REPRESENTADA NA ASSEMBLEIA GERAL DA CND EM BRASÍLIA

A Comissão Regional dos diáconos permanentes LESTE 2 esteve presente, entre os dias 23 e 25 de janeiro de 2025, na Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária realizada pela Comissão Nacional dos Diáconos (CND). A Comissão Regional foi representada pelo seu presidente diácono Horácio Nelson Tavares, diácono Rodrigo, secretário, diácono Silvio Vilela, tesoureiro, diácono Flávio Pena, que colabora na assessoria de comunicação da CRD Leste 2 e atualmente é secretário da CDD da diocese de Itabira/ Cel. Fabriciano. Ainda representaram a a CRD Leste 2 os diáconos Welington Oliveira da diocese de Itabira/Cel. Fabriciano e diácono Antônio Marciano da diocese de Uberlândia.

A Assembleia realizou-se na Casa de Encontros “Dom Luciano”, em Brasília (DF). O evento reuniu diáconos de diversas regiões do Brasil e abordou temas como prestação de contas, análise do Conselho Fiscal e atualização do Estatuto da CND, além da discussão sobre a criação do Regimento Interno.

As atividades iniciaram-se com a Oração da Hora Média e a acolhida dos participantes pelo presidente da CND, diácono José Oliveira Cavalcante (CORY), e pelo secretário, diácono Leandro Marcelino dos Santos. O evento também contou com as saudações de Dom Valter Magno de Carvalho, bispo auxiliar de Salvador (BA) e referencial para os diáconos do Brasil, e de Dom Ricardo Hoepers, Secretário-Geral da CNBB.

A prestação de contas foi apresentada pelo 2º tesoureiro, diácono Márcio Damião de Almeida, com a análise do Conselho Fiscal, formado pelos diáconos Raimundo Escolástico Bezerra Filho, Vicente Palote Martins e Iran Alves Soares. O diácono Flávio Antonio também fez uma apresentação sobre o diácono João Luiz Pozzobon e seu processo de beatificação.

A Assembleia Extraordinária contou com a exposição do diácono José Gomes Batista sobre o Jubileu 2025, enfatizando o tema “Peregrinos de Esperança” e a participação dos diáconos e suas esposas nas celebrações jubilares.

No dia 24 de janeiro, a Assessoria Jurídica da CND, representada pelo casal Miguel Fernando e Rosana Rigoni, apresentou a minuta da atualização do Estatuto. Os artigos foram debatidos e votados com a participação dos diáconos delegados, do padre Guilherme Maia Júnior, assessor da CNBB, e de Dom Valter Magno de Carvalho. A aprovação final ocorreu no dia 25, por unanimidade entre os 56 diáconos representantes das Comissões Regionais, Arquidiocesanas e Diocesanas.

As esposas dos diáconos tiveram participação ativa nos momentos litúrgicos. No dia 24, foi celebrada a Santa Missa presidida por Dom Valter e concelebrada pelo padre Silvio Alcântara, assessor de Liturgia da CND. Ao final, foi realizada a foto oficial do evento.

O testemunho do diácono Rolf Koegler, compartilhando sua fé e luta contra a doença, emocionou os presentes. No encerramento, o presidente da CND, diácono José Oliveira Cavalcante (CORY), agradeceu o empenho de todos e reafirmou o compromisso com a missão evangelizadora.

A Assembleia Geral da CND marcou um momento histórico para o Diaconado Permanente no Brasil, fortalecendo sua caminhada sinodal e pastoral.

Fonte: Com adaptação do texto do site oficial da CMOVIC

Créditos fotos: Diác. Flávio Livotto – Arquidiocese de Ribeirão Preto SP