No sábado, 14 de dezembro, memória litúrgica de São João da Cruz, ocorreu em João Monlevade/MG, no Centro Diocesano de Pastoral – ARPAS, o 3º e último Encontro Vocacional dos Candidatos à 4ª turma do Diaconato Permanente da Escola Diaconal São João Paulo II na Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano/MG.
Após o café da manhã, os 40 candidatos presentes participaram da Missa presidida por Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo diocesano, com o auxílio dos diáconos Flávio Pereira Pena, da paróquia de Cristo Libertador, em Ipatinga/MG, e Jairo Pereira Lage, da paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Santa Maria de Itabira/MG.
Durante a homilia, Dom Marco Aurélio destacou a tríplice diaconia fundamentada na Caridade, na Palavra e na Liturgia.
Os diáconos Flávio Pena e Jairo Lage deram sequência à espiritualidade do encontro ao abordarem as 5 dimensões da formação diaconal – Dimensão humano-afetiva, Dimensão eclesial-comunitária, Dimensão intelectual, Dimensão espiritual, e Dimensão pastoral, fundamentados nas leituras bíblicas, como nos textos em Ex 18, 13-27 e At 6, 1-7.
Todas as atividades foram acompanhas pelo diácono Geraldo Evangelista de Araújo, diretor Escola Diaconal São João Paulo II, que informou o calendário de encontros de 2025, a se iniciar em 15 de março, com o estágio Propedêutico.
Com informações e fotos da Escola Diaconal São João Paulo II
Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano/MG